Quantcast

A Mala Embalagem de Sonhos e Aventuras

As etiquetas de hotel eram pequenos retractos de viagens e sonhos — símbolos de lugares distantes e memórias guardadas nas malas, que transformavam cada destino numa história por contar.

A etiqueta, marca, logotipo, imagem síntese de um hotel ou pensão, “para mais tarde recordar”, passe a publicidade. Mala com inúmeras etiquetas era sinal de imensas viagens ou de férias em lugares sonhados. Aprazíveis paisagens, jogo de letras cruzadas em suporte de cores fortes, que criavam a etiqueta e que num espaço curto sintetizavam as maravilhas do lugar. Transmitir um sonho, uma epifania, num pequeno pedaço de papel não é fácil. Guardar etiquetas de hotel é coleccionar na memória o espaço, a viagem e o lugar. As malas dos nossos avós, com os seus alçados preenchidos por nomes e lugares de romance e acção, eram um momento de evasão e sonho. Avó então onde estiveste? Em Shangai? no Hotel da Paz? Conta-me como foi.

Manuel Paula
Almanaque Olegário Fernandes, 2017