Quantcast

Stuart

Irreverente, boémio, mítico, todos estes adjectivos lhe foram atribuídos, faltando o genial, o mais preciso.

Almanaque Aventuras do Manecas

Irreverente, boémio, mítico, todos estes adjectivos lhe foram atribuídos, faltando o genial, o mais preciso. Artista de jornais e revistas, com as suas personagens do dia a dia da Lisboa de então: varinas, pedintes, petulantes, bêbados e demais actores da crónica desenhada a traço negro, rápido de expressão tão divertida e única, que o leitor admirava e enaltecia. Stuart, fez de tudo como criador no Desenho Gráfico: cartazes, anúncios, postais, capas para as mais diversas publicações, embalagens, caricaturas, mas onde porventura é mais recordado é nas personagens de Banda Desenhada Infantil, Quim e Manecas. Estes miúdos fazem parte do imaginário português de várias gerações foram a primeira Banda Desenhada infantil, 610 episódios do “Século Cómico”, de 1915 ao pequeno “Pagem” do Cavaleiro Andante de 1953.

Stuart – José Herculano Stuart Torrie d’Almeida Carvalhais (1887-1961), artista de jornais e revistas, com as suas personagens do dia a dia da Lisboa de então.

Cartaz Festas de Lisboa

“… Stuart era moderno por amor imediato às coisas da vida e por desprezo de regras. Por uma espécie de realismo à Cesário Verde, Stuart forneceu ao modernismo português o aspecto popular e ingénuo que compensa o seu retrato mundano contemporâneo…”

[Manuel Palma, in Almanaque 2016].