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Sapatilhas Sanjo
Sapatilhas Sanjo

Uma das mais famosas (se não a mais famosa) marca de sapatilhas portuguesas surgiu na década de 1930, em São João da Madeira. Foi seu berço a Empresa Industrial de Chapelaria, fundada por António José Oliveira Júnior, um industrial de larga visão que a certa altura decidiu expandir as suas actividades para o sector do calçado.

O rápido crescimento do seu volume de negócios levou à construção, em 1944, de uma unidade fabril independente da empresa-mãe.


O seu sucesso foi tal, que no final dos anos de 1940 e década de 1950, as sapatilhas eram usadas por milhares de portugueses em pouco por todo o país, tornando-se gradualmente numa marca de referência, sobretudo no desporto.


Nas décadas de 1960 e 1970, era possível encontrar um alargado naipe de clubes que usavam sapatilhas Sanjo na prática desportiva, dos quais obviamente se destacava a equipa do Sanjoanense. Porém, as mudanças sociais operadas pela Revolução de 25 de Abril de 1974 e a posterior abertura dos mercados à concorrência estrangeira, vieram alterar por completo os destinos da empresa.

A marca fez um esforço para se adaptar à nova realidade, procurando novos designs e novas oportunidades fora do campo desportivo, num sector cada vez mais agressivo e competitivo. Em 1996 a difícil situação da Empresa Industrial de Chapelaria levou ao seu encerramento, arrastando consigo a Sanjo. Contudo, no ano seguinte, graças a novos investidores, lançaram-se as bases para o reflorescimento da marca.

Fragmentos históricos do Legado Sanjo
(Fonte: Sanjo)

Em 2010, após um intenso período de pesquisa a marca voltou ao mercado com dois dos modelos mais conhecidos: o K100 e K200. Em 2019 a marca foi adquirida por um grupo empresarial de Braga, apostado em dar uma nova visibilidade à marca. Para o efeito foi criada uma fábrica em Felgueiras, ao mesmo tempo que se adaptou o calçado às novas realidades ambientais.

Na actualidade, a Sanjo para além de uma vasta gama de sapatilhas, para adulto e criança, possui também uma linha de roupa, tendo por foco o crescimento e afirmação da marca no mercado nacional. 

Imagens: Sanjo