Por mais incrível que possa parecer, as origens desta marca remontam a uma família de talhantes londrinos. Todos os anos, com a chegada do Verão, Thomas Wall, homem com grandes preocupações sociais, era forçado a despedir parte dos seus funcionários, devido à grande quebra de procura dos seus produtos. Foi então que em 1913, surgiu a ideia de fabricar gelados no Verão, para desta forma evitar os despedimentos. Porém, com a eclosão da I Guerra Mundial, o projecto teve de ficar em suspenso até 1922.
(Fonte: Memória Nacional)
Foi neste ano que Thomas Wall & Sons se iniciou verdadeiramente no fabrico de gelados ao estilo americano, tendo criado a marca Wall´s. Inicialmente os vendedores calcorreavam as ruas de Londres a cavalo e de carroças e, mais tarde, em triciclos que se tornaram numa das imagens de marca da empresa. A ideia de Thomas Wall tinha vingado e a marca tornou-se tão popular que o seu número de triciclos subiu de 10, em 1922, para 8500, em 1939! Tal popularidade não passou despercebida aos olhos das grandes empresas, tendo sido mais tarde adquirida pela Unilever com o objectivo de a internacionalizar.
A marca chegou a Portugal em 1959, através de uma joint-venture concretizada entre a Unilever e a Jerónimo Martins. Para o efeito, adquiriram-se as instalações dos gelados Esquimó, uma pequena mas bem conhecida fábrica de gelados localizada na Rua Arco do Cego, em Lisboa. Segundo afirmou Elísio Alexandre Soares dos Santos, talvez a Jerónimo Martins tivesse medo dos gelados por ser um negócio com um elevado grau de sazonalidade, pouco comum à época, implicando grandes investimentos, não sendo de espantar que o capital tenha ficado repartido do seguinte modo: 74% para a Unilever e 26% para a Jerónimo Martins.
A marca demoraria 11 anos a alcançar a liderança do mercado nacional, só conseguida em 1970 com a adquisição da Rajá, a sua grande rival. Ainda segundo Soares dos Santos, com a chegada da democracia o simples acto de comer um gelado transformara-se numa espécie de imagem de marca da liberdade, reforçando ainda mais a sua popularidade. Nos primeiros anos os gelados eram vendidos em sacos e carrinhos que percorriam as ruas e avenidas dos centros urbanos.
Foi sem dúvida um longo caminho percorrido, das 17 variedades existentes em 1970 para as actuais 35, sempre com o objectivo de satisfazer o gosto de todos os clientes. Apesar de ter por concorrentes marcas como a Menorquina e Nestlé, a Olá continua a liderar o mercado nacional com grande vitalidade e sucesso.
Gelados como Magnum, Cornetto, Calipo, Epá, Super Maxi, Perna de Pau, Mini Milk, ou ainda os saudosos Rol, Fizz e Pé, entre muitos outros, fizeram e continuam a fazer as delícias de miúdos e graúdos há mais de 50 anos.
Na actualidade, a Olá tem presença em mais de 50 países, detendo diferentes denominações consoante os vários mercados: Algida (Itália), Frigo (Espanha), Good Humor (EUA), Wall´s (Reino Unido), Kibom (Brasil). Assume-se como uma love brand ligada desde sempre aos momentos mais importantes.
Sabia que
A marca Olá existe também em Angola, Cabo Verde, Macau, Países Baixos, África do Sul, Bélgica e Luxemburgo.
Todos os anos são vendidos em Portugal 10 milhões de Cornettos de Morango, tornando-o no gelado mais comercializado no país.
Os gelados Epá, Super Maxi e Perna de Pau só existem no mercado nacional.


