Quantcast

A Mabor – Manufactura Nacional de Borracha, foi criada em 1940 por Júlio Anahory do Quental Calheiros (Conde da Covilhã), imbuída pela visão autárcica do Estado Novo. Para quê importar pneus, quando estes poderiam ser fabricados em Portugal evitando-se assim o agravamento da balança comercial com o estrangeiro? A General Tire & Rubber Company devido ao seu know-how e excelente qualidade dos seus produtos, foi o parceiro escolhido para este empreendimento, detendo 20% do capital da nova sociedade.

Folheto Mabor

Folheto Mabor


Logo a partir da década de 1950, por forma a ganhar visibilidade, a Mabor, para além de um investimento significativo em publicidade, apostou também fortemente do desporto automóvel, patrocinando as principais competições automobilísticas.


As vicissitudes impostas pela II Guerra Mundial, levaram a que a fábrica só tivesse sido inaugurada a 6 de Abril de 1946, e nesse dia histórico foi também apresentado o primeiro pneu fabricado em Portugal. Em 1950 foi criada a ITA – Indústria Têxtil do Ave, com objectivo de assegurar a autossuficiência do fabrico de telas de reforço dos pneus, produto que até aí era importado. Logo a partir da década de 1950, por forma a ganhar visibilidade, a Mabor, para além de um investimento significativo em publicidade, apostou também fortemente do desporto automóvel, patrocinando as principais competições automobilísticas.

A sua vasta gama de produtos incluía pneus para comerciais pesados, motos, câmaras de ar e pneus para viaturas militares. Em 1989, foi feita uma revitalização da marca através de uma joint-venture com a Continental, já com os olhos postos na produção de veículos a serem produzidos na Autoeuropa. Quatro anos, depois a Continental assumia o controlo total da marca. Nos dias de hoje os pneus da Mabor são fabricados em diversas fábricas da Continental, sendo exportados para vários países da Europa e EUA.