As origens desta marca suíça remontam a 1866, altura em que Henri Nestlé desenvolveu um leite em pó como substituto do leite materno, quando não era com este possível a alimentação dos bebés. Este produto inovador tinha por base leite de vaca, farinha e açúcar, e foi fundamental para dar uma resposta à má nutrição associada a problemas de amamentação que em muitos casos levavam à morte das crianças.
O sucesso foi tal, que em 1875 os seus produtos eram vendidos em países como a Indonésia, Argentina, Egipto e Estados Unidos da América. Ao mesmo tempo, a empresa diversificava a sua oferta, tendo-se lançado no fabrico de chocolates e leite condensado. Em 1905, a Nestlé adquiriu a sua grande rival, a Companhia Anglo-Suíça de Leite Condensado. Ao longo das décadas seguintes diversificou a sua gama de produtos para o chocolate, café, sopa, iogurte, água, sumos e alimentos congelados, tornando-se na maior empresa de alimentos e bebidas do mundo.
A marca chegou a Portugal na década de 1920, tendo por embrião a Sociedade de Produtos Lácteos, empresa que construiu a primeira fábrica de leite em pó do país em Avanca. Em 1933, esta mesma sociedade obteve o exclusivo de fabricação e venda em Portugal e no Ultramar dos produtos Nestlé. Em 1935, à semelhança do que se fazia noutros países, foi realizado entre nós o primeiro concurso do Bebé Nestlé, iniciativa que, para além te der dado grande visibilidade à marca, conquistou o grande público.
Sendo o leite uma das matérias primas de base aos produtos da Nestlé, nos anos 40 colaborou activamente junto dos agricultores com vista a promover o desenvolvimento das suas explorações leiteiras.
Entre as décadas de 50 e 60, a empresa lançou no mercado nacional marcas icónicas como as papas Nestum e Cerelac, as bebidas Nescafé, e o Nesquik.
Em simultâneo alargou as suas actividades aos Açores, tendo construído em S. Miguel uma fábrica de leite em pó em 1968.
Durante os anos de 70, o consecutivo crescimento e expansão da marca levou à criação de uma sucursal na ilha da Madeira e à inauguração do Centro de Distribuição de Avanca, que é hoje responsável pela expedição de 80% dos produtos fabricados em Portugal. Ao mesmo tempo, foram lançados novos produtos no mercado como o Nestum Mel, Mokambo e Pensal. Durante as décadas de 1980 e 1990, com vista a uma diversificação do portefólio dos seus produtos, a Nestlé apostou em força no mercado nacional assistindo-se a uma política de aquisições de marcas como a Água Castello, os Chocolates Rajá, os cafés TOFA, a SICAL, CHRISTINA e Buondi.
Alargou ainda a sua actividade ao fabrico e comercialização dos ultracongelados Findus, ao mesmo tempo que chegavam ao mercado produtos como as Estrelitas e o Chocapic, os primeiros enlatados de comida para animais da Friskies, os gelados Camy, os sumos Libby´s, as massas Buitoni, bem como os chocolates Kitkat.
Com a entrada no novo milénio, a empresa expandiu as suas actividades para o sector da alimentação de animais de companhia com a criação da Purina Petcare, e também para o negócio de nutrição especializada, com a criação da Nestlé Health Science, em 2011. Nos últimos anos, a par da inauguração do novo Campus da Nestlé em Linda-a-Velha, e do lançamento de marcas como a Nespresso, Nescafé Dolce Gusto e Garden Gourmet, a empresa tem-se focado em campanhas como a Alliance for Youth (uma aliança global com o objectivo de capacitar aos jovens para o mercado de trabalho), e também o Juntos pelas Abelhas, para apoio aos apicultores nacionais.
Sabia que…
Horácio Barata, o primeiro vencedor do Concurso Bebé Nestlé, viria a ser colaborador da Nestlé durante 45 anos. E a cada minuto são consumidas cerca de 300 taças de Nestum em Portugal.
Na sede da Nestlé Portugal, inaugurada em 1994 em Linda-a-Velha (e originalmente projectada para nele trabalharem 450 pessoas), através da implementação de formas híbridas de trabalho encontram-se neste momento alocados a laborar um conjunto de cerca de 1000 pessoas.
Nas últimas décadas, devido às alterações climáticas, a Nestlé tem-se empenhado na criação de políticas sustentáveis com vista a enfrentar o problema global dos resíduos das embalagens plásticas, e através da criação do Net Zero Roadmap a empresa compromete-se a atingir as zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa até 2050.



