Esta bebida produzida através da dupla destilação de diversas plantas e sementes, surgiu no final do século XIX a partir de uma receita de um farmacêutico da Lousã. Porém, seria verdadeiramente com a figura de Carranca Redondo que o Licor Beirão se tornaria numa bebida afamada e popular. Extremamente empreendedor, e com visão, apercebeu-se do seu potencial e comprou a fábrica onde era produzido.
Este empresário, considerado um dos primeiros marketeers portugueses, percebeu desde cedo a importância e a força da publicidade, enchendo o país com cartazes publicitários.
Composto pela imagem de uma tabuleta amarela sobre um fundo verde florido assemelhando-se aos contornos da Serra da Lousã e o slogan “Licor Beirão, o licor de Portugal” rapidamente tornou-se num ícone da publicidade portuguesa.
Esta arrojada façanha duplicou o valor das vendas em apenas um ano, mas valeu-lhe 93 processos judiciais por parte da JAE, que os considerava perigosos para a circulação rodoviária. Por incrível que possa parecer, Carranca Redondo apenas perdeu uma vez no banco dos tribunais.
O cartaz mais polémico foi sem dúvida o da Majorette americana que acabou por ser censurado pela sua falta de roupa, sendo considerado indecoroso para a época.
Para além dos cartazes, era ainda possível encontrar-se nos cafés, porta-guardanapos a publicitar a marca bem como autocolantes estrategicamente colocados à porta das casas de banho com o dizer “Não te esqueças de apertar as calças”. A eficácia da sua publicidade era tal que outras empresas recorriam a Carranca Redondo para tratar das suas campanhas publicitárias.
Nas suas constantes deslocações e colocações de outdoors, o empresário aproveitava para publicitar o seu licor, alargando-o desta forma a novos públicos consumidores. Nos últimos anos a marca tem apostado na sua revitalização, puxando-a para um público mais jovem, e são disso exemplos as campanhas publicitárias “O que é que se bebe aqui?” ou “Soluções à Portuguesa”. Actualmente, são produzidas na Quinta do Meiral (Lousã) três milhões e meio de garrafas de Licor Beirão por ano. Neste espaço de 12 hectares são igualmente cultivadas parte das plantas e sementes aromáticas utilizadas no seu fabrico, sendo os restantes ingredientes importados de países como a Índia, Brasil, Turquia entre outros. Em Abril de 2016, e por forma a perpetuar a figura de Carranca Redondo foi lançado o Beirão de Honra.
Sabia que…
A certa altura Carranca Redondo, um fervoroso republicano lançou uma campanha publicitária com o slogan “O Beirão que todos gostam”. Nela estava implícita uma crítica a Salazar, homem de costela beirã. Reconhecido pelo seu humor muito peculiar, o Presidente do Conselho terá dito a Sollari Alegro, seu secretário e conhecido de Carranca Redondo, para lhe perguntar quem seria esse beirão que falava na sua publicidade.
O seu nome foi colocado em homenagem ao II Congresso Beirão que decorreu em Castelo Branco em 1929.
O Licor Beirão era utilizado inicialmente como fármaco para as dores de estômago, e digestivo.


