Quantcast

Farinha Predilecta
Fonte: Dias que voam

Corria o ano de 1944, quando o popular bairro lisboeta de Campo de Ourique viu nascer esta marca, originalmente produzida pela firma “A. Dias” localizada na Rua Ferreira Borges. Concorrente directa das farinhas Amparo e 33, normalmente achocolatadas, serviam de fortificantes, para ajudar a matar a fome a crianças e a adultos sem necessidade de mastigar.

Depois de ter alcançado grande popularidade entre as décadas de 1950 a 1970, desapareceu dos escaparates das lojas tendo deixado numa vasta franja do público consumidor, doces memórias.


Em inícios do século XXI, o revivalismo e a procura por produtos alternativos à massificação imposta pelas marcas dominantes, levou ao renascimento da marca.


Continua a ser apresentada nas tradicionais embalagens de 200 gramas, respeitando não apenas o seu sabor característico bem com o grafismo original: de um lado uma criança e uma avó saudáveis e sorridentes e do outro um atleta musculado levantando um pesado haltere. Esta marca é hoje propriedade da firma A Nova Preferida, empresa sediada em Pombal, que continua a assegurar até hoje a presença da Farinha Predilecta nos mais variados espaços comerciais.