A marca foi criada em 1954 pelas mãos de António Trigueiros de Aragão, personalidade desde muito cedo ligada à actividade moageira. Em 1924, fez nascer no lugar de Alcains (Castelo Branco) as Fábricas Lusitana, sendo hoje uma das mais antigas moagens a laborar no interior do país.
No começo da sua actividade trabalhava com diversos tipos de farinhas de panificação, de aveia e até de alfarroba. Porém tudo mudou quando o ainda jovem empresário foi estudar para Inglaterra, tendo contacto com farinhas auto-levedantes, ou seja, farinhas que não necessitavam de adição de fermento. Após a conclusão dos seus estudos em Engenharia Alimentar, António Trigueiros de Aragão estava determinado em aplicar este novo conceito de farinha self-rasing em Portugal.
Refira-se que a filosofia de negócio da empresa foi sempre a de apresentar produtos diferenciados da restante concorrência, como o lançamento em 1942 de uma farinha para crianças com algum tipo de doença.
A introdução em 1954 da farinha Branca de Neve representou uma revolução não apenas em termos de diferenciação de produto como inclusive no seu carácter promocional, visto que foi das primeiras a ser publicitada nos meios audiovisuais da época.
Aproveitando o grande sucesso da peça de revista “Criada para todo o serviço”, protagonizada por Laura Alves, a marca oferecia no final das sessões a todas as senhoras uma embalagem de 500g de farinha Branca de Neve. Esta estratégia foi complementada com o lançamento, em 1958, de um filme publicitário também com a popular actriz, que passava em todas as salas de cinema. A marca foi ainda pioneira ao lançar nos anos 1950 uma linha de apoio ao cliente, numa época em que não havia uma cultura enraizada nesse sentido.
Para além das marcas Branca de Neve e Espiga, a empresa apostou na diversificação para produtos como preparados para bolos, toppings para gelados, sobremesas, mousses, pudins, gelatinas, tartes e gelados, e preparados para queijadas de leite. Apesar do seu core business ser o mercado doméstico onde é líder no seu segmento, a marca encontra-se também presente em países como França, Bélgica, Luxemburgo, Grã-Bretanha, Suíça, Canadá, E.U.A., Angola, Moçambique e China. Quase a chegar aos 70 anos de existência, a farinha Branca de Neve, apesar das diversas mudanças sociais e políticas ocorridas ao longo deste período, continua a ser hoje uma marca icónica com forte presença nos lares portugueses.
Sabia que…
Em 1954, a linha de empacotamento era totalmente manual e as saquetas da embalagem eram igualmente coladas à mão.
Nomes queridos do público português como Marco Paulo, Herman José, Helena Isabel, Manuel Maria e Carlos Paião, seriam igualmente escolhidos com o intuito de publicitar os produtos das Fábricas Lusitana.
Em 2016, 2019 e 2020 a Branca de Neve foi distinguida como Marca de Confiança na categoria de farinhas pela Reader’s Digest e, em 2020, a marca foi eleita uma Superbrand pela 10º vez consecutiva, o que atesta a excelência e a sua íntima relação com o público consumidor.

