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Ach. Brito

Para se fazer a história desta reputada marca de sabonetes e perfumaria é necessário recuar até 1887, ano em que os alemães Ferdinand Claus e Georges Ph. Schweder criaram no Porto a primeira fábrica de sabonetes em Portugal, dando origem à Claus & Schweder. Em 1903, Georges Ph. Schewer foi obrigado a abandonar a empresa… Continue a ler Ach. Brito

Para se fazer a história desta reputada marca de sabonetes e perfumaria é necessário recuar até 1887, ano em que os alemães Ferdinand Claus e Georges Ph. Schweder criaram no Porto a primeira fábrica de sabonetes em Portugal, dando origem à Claus & Schweder.

Em 1903, Georges Ph. Schewer foi obrigado a abandonar a empresa por motivos de saúde, e Claus viu no jovem Achilles de Brito, contabilista da empresa, a pessoa ideal para o substituir na gerência. Os negócios corriam de feição até que, com o despoletar da I Guerra Mundial, Ferdinand Claus foi obrigado a deixar a sua fábrica, após a nacionalização feita pelas autoridades governamentais. Em 1917, Achilles de Brito saiu da empresa, tendo fundado com o seu irmão Affonso de Brito a firma Ach. Brito no ano seguinte. O seu empreendedorismo e know-how adquiridos durante a sua passagem pela Claus & Schweder foram fundamentais para o sucesso deste novo projecto.

Nos primeiros anos, as suas instalações fabris situavam-se na Travessa da França, até que em 1925, com a compra da Claus & Schweder, toda a produção foi transferida para a Rua Serpa Pinto. Achilles de Brito, profundo conhecedor do mercado, optou por manter a personalidade das duas marcas: a Claus mais elitista, enquanto a Ach. Brito era mais comercial. Inovadora desde o seu início, a marca apostou fortemente na qualidade e apresentação dos seus produtos através de atraentes detalhes visuais. Este binómio permitiu à Ach. Brito ganhar inúmeros prémios em feiras e exposições nacionais e internacionais.

Nos anos 1990, a marca passou por uma profunda restruturação no sentido de acompanhar as exigências do mercado. A nova estratégia passou preservar o processo produtivo dos métodos tradicionais, utilizando as melhores matérias-primas, ao mesmo tempo que era feita uma forte aposta na qualidade em detrimento da quantidade. Até hoje, marcas como a Patti, Lavanda, Triple Alfazema ou a Musgo Real são indissociáveis da empresa, continuando esta a ter uma forte presença junto do público consumidor.