Em Lisboa nas instalações da FIL, antiga Feira Industrial de Lisboa, realizou-se de 12 a 26 de Maio de 1961, a 1ª Exposição Portuguesa de Embalagem, iniciativa do Fundo de Fomento de Exportação. Na mesma ocasião, foi criado o Instituto Português de Embalagem. A madeira, o cartão canelado, os plásticos flexíveis, bem como o papel e o vidro foram os materiais expostos através de inúmeros exemplares.
A Exposição foi completada com colóquios, em que técnicos estrangeiros especializados realizaram conferências sobre a evolução das técnicas e realizações práticas, tais como o estudo dos materiais, a sua utilização, métodos de embalagem industrial, maquinaria, acondicionamento para produtos de uso corrente e a apresentação no local de venda. Estiveram presentes stands de Institutos de vários países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda e Itália, a Federação Europeia de Embalagem e o Centro Técnico Europeu dos Industriais de Engarrafamento.
Na nave central do edifício, num stand de 1200 m2, foi apresentada uma história geral da embalagem, ilustrada com exemplos provenientes de todos os países europeus.


